Em períodos de crise e redução do consumo, uma boa estratégia é investir em produtividade Blog

Situações de crise e turbulência são justamente os melhores momentos para as empresas buscarem soluções inteligentes e melhorarem a sua gestão. Isso irá trazer vantagem diante da concorrência e permitirá maior crescimento quando o cenário de crise ficar para trás. Nesse contexto, a palavra chave para as empresas é produtividade. Não basta apenas cortar custos ou investimentos, mas é fundamental que as organizações direcionem suas atenções para os processos e pessoas, que são os dois pilares de uma boa gestão e que vão contribuir para o aumento da produtividade.

Por exemplo, uma empresa que faz melhorias em seus processos pode conseguir inúmeros benefícios como redução de custos, otimização do tempo, maior qualidade nas tarefas e aumento da satisfação dos clientes. Ainda dentro de processos, podemos inserir a tecnologia como fator fundamental. Explorar a infinidade de serviços e ferramentas disponíveis na internet é o melhor caminho para otimizar os processos nas empresas.

No caso das pessoas, hoje, o principal ativo de uma empresa é o capital humano, portanto, investir nas pessoas é fundamental e estratégico. É necessário que tanto a empresa quanto os colaboradores, saibam os objetivos a serem alcançados e onde todos querem chegar. Para isso, o gestor deve definir metas de resultados e produtividade para a empresa. Também devem ser definidos os indicadores de avaliação e a maneira de distribuição das metas, podendo ser por setor, por equipe e até mesmo individualmente. Agora, é fundamental que os diretores estejam envolvidos no processo e que acompanhem os resultados, pois dessa forma, os colaboradores sentirão confiança e buscarão trabalhar em conjunto para alcançar os resultados.

Já em conjunto com as metas, é importante definir bonificações aos colaboradores para motivá-los a buscar os resultados propostos.

E um dos principais fatores que comprometem a produtividade das equipes é o desperdício de tempo durante o trabalho. Para resolver esse problema, cada colaborador deve ter o entendimento claro das suas atribuições e resultados a serem alcançados. Junto a isso, o gestor deve acompanhar o andamento das atividades e a entrega das tarefas, verificando se estão dentro dos prazos estipulados e com a devida qualidade.

Por último, os recursos de tecnologia também contribuem para o desperdício de tempo no trabalho. Para amenizar esse problema, a empresa deve criar uma política de utilização dos recursos de tecnologia e da internet, criando regras e limites em relação ao que pode ser utilizado e acessado, definindo horários e punições no caso do não cumprimento das regras.

 

Fonte: Mirian Gasparin